segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

SISTEMAS DE DIÁLISE

A diálise consiste no processo de extracção dos produtos residuais e do excesso de água do corpo. Existem dois sistemas de diálise:

  • Hemodiálise
  • Diálise Peritoneal

Na hemodiálise extrai-se o sangue do corpo e bombeia-se para o interior de um aparelho que filtra as substâncias tóxicas, devolvendo à pessoa o sangue purificado. A quantidade de líquido devolvido pode ser ajustada. É assim um tratamento extracorporal, onde o sangue é bombeado através de um filtro (dialisador) com o auxílio de equipamentos sofisticados (monitor ou rim artificial) para purificação do sangue. Durante este procedimento, a quantidade de sangue que permanece fora do corpo é de cerca de uma chávena de chá. O tratamento realiza-se em média por um período de 4 horas por sessão, em dias alternados. No filtro, o sangue passa através de capilares muito finos, os quais têm uma superfície esponjosa (membrana). O sangue liberta as toxinas, pequenas em tamanho, mas os orifícios na membrana não deixam passar moléculas maiores, tais como albumina e proteínas, as quais são importantes para o corpo. O sangue purificado volta então a entrar no organismo, à sua circulação normal.

A diálise peritoneal é um tratamento que utiliza uma membrana fina (denominada peritoneu), que tem um vasto número de vasos sanguíneos e que cobre os intestinos dentro do abdómen. A membrana peritoneal irá proceder como o filtro de hemodiálise; um líquido especial denominado dialisante é administrado na cavidade peritoneal, e irá permanecer no abdómen durante algumas horas. O dialisante entra por um pequeno tubo denominado cateter, o qual é inserido na parte inferior do abdómen através de uma pequena cirurgia. Assim que o dialisante entra na cavidade, o sangue é purificado através da membrana peritoneal e as substâncias tóxicas fluem com o dialisante. Após este procedimento, o dialisante (agora carregado de toxinas), é drenado e substituído por um novo. Quando não está a ser utilizado, o cateter está selado e fica coberto sob as roupas do doente.


Fontes de pesquisa:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Diálise_peritoneal

http://pt.wikipedia.org/wiki/Hemodiálise

http://www.manualmerck.net/?url=/artigos/%3Fid%3D149%26cn%3D1182

http://www.nephrocare.com/internet/fmc/NephroCMS.nsf/pt/treatment_haemodialysis_standard.htm

Nenhum comentário: