segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Qual é o processo mais eficiente para esterilização de material cirúrgico?

Esterilização é o processo que promove completa eliminação ou destruição de todas as formas de microorganismos presentes para um aceitável nível de segurança.


Existem vários métodos de esterilização de materiais cirúrgicos, de entre os quais:

  1. A manutenção do material cirúrgico em água em ebulição à pressão atmsoférica.
  2. A autoclavagem.

A autoclavagem requer a utilização de um autoclave. O material a ser esterilizado encontra-se no interior do aparelho sujeito a vapor de água sob pressão, a 121°C durante 15 min. É o mais utilizado, principalmente para vidro seco e materiais que não oxidem com água.

O outro processo referido consiste na manutenção do material cirúrgico em água em ebulição à pressão atmosférica. Um processo que não é 100% fiável, uma vez que a sua condição mínima é a fervura a 100°C durante 15min, não eliminando assim formas resistentes.

Concluímos assim, que o processo mais eficaz para a esterilização de material cirúrgico é a utilização de um autoclave que, por possuir características semelhantes à de uma panela de pressão, impede a saída do vapor de água, aumentando a pressão devido ao volume constante do recipiente, fazendo com que a água atinja valores superiores a 100°C sem ferver, eliminando um maior número de microorganismos presentes nos materiais.




Fontes de pesquisa:

- http://pt.wikipedia.org/wiki/Esteriliza%C3%A7%C3%A3o_(materiais)
- http://www.cih.com.br/esterilizacao.htm#autoclaves
- http://pt.wikipedia.org/wiki/Autoclave




Unidades SI

O Sistema Internacional de Unidades (sigla: SI) é um conjunto de definições utilizado em quase todo o mundo moderno que visa uniformizar e facilitar as medições, pois no passado as unidades de comprimento, por exemplo, eram quase sempre derivadas das partes do corpo do rei de cada país: a jarda, o pé, a polegada e outras. Até hoje, estas unidades são usadas nos Estados Unidos da América, embora definidas de uma maneira menos individual, mas através de padrões restritos às dimensões do meio em que vivem e não mais as variáveis desses indivíduos. Existem sete unidades básicas do SI, a partir delas, podem-se derivar todas as outras:

As unidades derivadas são unidades que podem ser expressas a partir das unidades de base através dos símbolos matemáticos de multiplicação e de divisão. A algumas unidades derivadas foram atribuídos nomes e símbolos especiais que podem ser, eles próprios, utilizados com os símbolos de outras unidades de base ou derivadas para exprimir unidades de outras grandezas.

Unidades derivadas